sábado, 31 de maio de 2008

Chico Buarque de Hollanda Instrumental, com Luiz Loy Quinteto*


Um dos maiores pensadores brasileiros de todos os tempos, Sérgio Buarque de Hollanda passou a se apresentar nos anos 1960, dentre outras coisas, como o pai do Chico! Com efeito, quando nos debruçamos sobre aquele período histórico, conseguimos ter uma vaga idéia da forma arrebatadora que o cantor e compositor carioca adentrou a cena musical brasileira. Logo de cara já tendo seu trabalho gravado e regravado por muita gente grande da MPB, neste álbum o artista conhece leituras instrumentais de alguns de seus primeiros clássicos.

O próprio Chico Buarque escreveu as notas de contracapa do lançamento original de 1967, devidamente reproduzidas nesta reedição de dois anos depois. Diz ele que “as palavras seriam inúteis, quase constrangedoras, neste LP”. E olha que se trata de afirmação vinda de um grande letrista...

E Chico tinha razão: o samba-jazz competentíssimo do quinteto do pianista Luiz Loy prescindiu das palavras. Os melhores momentos foram propiciados pelo piston e pelo sax-tenor de Papudinho e Mazzola, respectivamente, os quais dão ao disco um sabor de jazz e gafieira a um só tempo. Na faixa que encerra o álbum, “Tem Mais Samba”, o grupo se supera, com o baixo de Bandeira dialogando com o piano de Loy e com a bateria de Zinho, secundado pelos já citados metais. Só ela já valeria o disco; nem precisaria das magníficas versões de “Sonho de um Carnaval”, “Amanhã, Ninguém Sabe”, “A Rita”, “Madalena Foi Pro Mar”, ...
*Originalmente publicado no RateYourMusic.

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