sábado, 12 de janeiro de 2008

"Comunicar erro"

O sítio UOL conta com um interessante serviço chamado “comunicar erro”. Aquele que ao ler um de seus textos e encontrar alguma imprecisão pode mandar uma mensagem, e seus responsáveis consertarão a falha. Mas será que funciona? Só quem já utilizou o serviço é que pode responder.

Os "blogues" também deveriam ter tal recurso técnico, pois se há uma coisa fácil de se cometer nessa vida são equívocos. Não há muito, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no afã de criticar pessoas que supostamente têm dificuldades com a língua, incorreu, na própria fala, em um erro de português. Erro este, aliás, da mesma natureza de um que fora perpetrado pelo governador José Serra na sua vitoriosa campanha de 2006. Imagine, leitor, se pessoas fantásticas, geniais, maravilhosas como o ex-presidente, o príncipe dos sociólogos, o “rei-filósofo” Fernando Henrique Cardoso comete erros, até mesmo quando vai criticar a suposta fragilidade “vernacular” dos outros, o que dizer de "blogueiros" diletantes, dispostos a meter o bedelho em... (Quase) tudo?!

Ao reler tanto os textos deste, quanto os do blog Veritas, deparo-me com algum tipo de erro, geralmente de concordância, e, em alguns casos, de estilo: vocabulário inadequado, vício de linguagem, falta de coesão e clareza. É provável que alguém que perca o tempo hoje lendo alguma bobagem dos dois "blogues" e que, “masoquisticamente”, releia-a na semana que vem, se atento, perceberá alguma mudança.

Este blog não tem o serviço “comunicar erro”, mas tem o espaço para participação dos leitores. Aparentemente as pessoas não têm achado os textos dignos de comentários, opinião pela qual eu não as culpo. Mas não tenho dúvida que os atentos – e certamente raríssimos - leitores sempre pegam um ou outro erro. Por favor, sinta-se à vontade de utilizar o espaço dedicado a comentários para comunicá-los .

Agradeço antecipadamente!

Nenhum comentário: