sexta-feira, 21 de março de 2008

Menos um campeão de "audiência"

O que é "audiência" na Internet?

O que determina que um dado site ou blog tenha pouca ou muita "audiência"? Quem e como se mede isso?

Pois a "baixa audiência" foi a justificativa lançada pelo portal iG para romper o contrato com o jornalista Paulo Henrique Amorim, cujo Conversa Afiada era hospedado no provedor.

Como bem apontado no blog do Azenha, PHA e seu Conversa Afiada eram utilizados como chamariz na publicidade do portal; alguma das chamadas do Conversa Afiada aparecia sempre com destaque na primeira página do iG; em algumas notícias do site, não raro se viam links para os comentários da página de Paulo Henrique Amorim.

É realmente difícil acreditar na história de que a retirada do Conversa Afiada pelo iG esteja ligada à suposta “baixa audiência” da página. No campo das conjeturas, não se pode deixar de considerar que uma possível verdadeira causa possa ter sido a posição radicalmente contrária, por parte de PHA, à formação da BrOi, assunto de interesse do portal, além de seu posicionamento crítico a pesos pesados da política brasileira.

Em um momento em que tanto se discutem questões como liberdade de expressão, transparência, respeito ao usuário/consumidor/cliente, é inadmissível que um grande grupo de Internet simplesmente retire do ar uma dada página, sem maiores explicações (ou apenas justificativas vagas) aos internautas. Não é, em última análise, um assunto interno da empresa. Com certeza ela pode tomar as medidas administrativas que queira, pode em tese até romper contratos desde que arque com as responsabilidades inerentes ao ato. Mas na qualidade de empresa da área de comunicações, o iG bem que poderia jogar aberto com os seus leitores e externar os reais motivos de sua decisão, ou ao menos avisar os freqüentadores da página, senão com antecedência, no momento da sua retirada do ar. Nada disso foi feito.

Mas quem quiser ler o PHA, é só acessar http://www.paulohenriqueamorim.com.br/.

Nenhum comentário: